Somar

MAIS

TRANSPARÊNCIA

CONFIANÇA

PROXIMIDADE

SEGURANÇA

Menos

MENOS

BUROCRACIAS

ATRASOS

DÚVIDAS

RECEIOS

Multiplicando

MULTIPLICANDO

RESULTADOS

APRENDIZADOS

PARCERIAS

OPORTUNIDADES

Dividindo

DIVIDINDO

CONHECIMENTO

EXPERIÊNCIAS

SOLUÇÕES

HABILIDADES

CLT contabilidade. A equação perfeita para sua empresa

Balancete: Uma poderosa ferramenta de gestão

CLT Contabilidade
Balancete: Uma poderosa ferramenta de gestão

Você sabe o que é um balancete, ou balancete contábil, e como ele pode contribuir para o crescimento da sua empresa? Afinal, para que serve o balancete? Continue lendo para descobrir.

O que é e para que serve um balancete?

Algumas pessoas, especialmente as que abriram recentemente micro e pequenas empresas, desconhecem os benefícios do balancete, ou mesmo a sua função. Por esse motivo, acabam incorrendo em irregularidades, desconhecendo a obrigatoriedade de realiza-lo.

Dentre os inúmeros documentos que são elaborados pela contabilidade de uma empresa está o balancete que é um relatório cujo objetivo é demonstrar a situação atual de sua empresa, gerando no administrador a boa prática de acompanhar periodicamente o andamento do seu negócio, favorável para o crescimento do seu negócio, afinal, apenas compreendendo o faturamento e as despesas corretamente será possível estipular novas metas, corrigir as falhas e executar o planejamento de maneira adequada.

Por que a minha empresa precisa fazer um balancete?

Em um balancete é possível visualizar um demonstrativo de todas as contas seus respectivos saldos. Assim, os administradores do negócio passam a ter uma visão mais ampla de suas finanças também podem avaliar quais os gastos do período e se houve algum erro de gerenciamento no mesmo.

Por ser mais detalhado e podendo ser emitido com maior regularidade (quando comparado com a DRE, que é anual), o balancete pode ter função estratégica de curto prazo e também para a elaboração do demonstrativo do resultado do exercício (DRE) e do balanço patrimonial, relatórios essenciais quando pensamos nas estratégias empresariais a médio e longo prazo.

Os balancetes também podem ser solicitados para cadastros bancários e fornecedores e alguns grandes clientes empresariais a fim de fornecer um panorama da saúde da empresa, auxiliando no processo decisório de contratação ou não.

A informação é considerada o petróleo do século XXI. É através de sua organização e estruturação que as maiores empresas crescem. Não apenas as dados externos importam, mas o diagnóstico da saúde da empresa é uma ferramenta estratégica valiosa, seja em busca de crescimento e ou para a minimização dos riscos nos quais o seu negócio pode estar envolvido.

Para explorar todo seu potencial, é preciso saber interpretar as informações contidas nele. Para isso é preciso contar com um administrador experiente ou com um serviço de contabilidade consultiva, que fornecerá análises claras que podem se tornar ações concretas.

Benefícios da apuração lucro contábil

Outra importante função do balancete e balanço é acompanhar os resultados mensais e anuais, permitindo uma distribuição dos lucros precisamente apurada de acordo com a contabilidade e conforme legislação vigente na data, isenta de imposto de renda.

Quando não há controle, se o valor do lucro retirado for superior ao resultado da contabilidade, sua empresa poderá ser autuada por fiscalização e o valor tributado como pro labore, com retenção de imposto de renda de até 27,5% e encargos previdenciários, mais multas previstas em lei, causando um grande prejuízo ao negócio.

Qual a diferença entre balanço patrimonial e balancete?

O balancete demonstra a empresa em movimento, numa data de corte, normalmente fim do mês, trimestre ou ano. Com as contas de ativos, passivos, receitas e despesas, somados ao saldo anterior, podendo ser do período que desejar, a partir da movimentação de débito e crédito, parecido com um extrato bancário, permitindo ao empresário perceber variações, podendo solicitar ao seu contador um maior detalhamento com um relatório denominado razão das contas contábeis, entregando ao empresário uma visão detalhada de sua empresa.

O balanço já é um relatório um pouco mais resumido do que o balancete, pois possui somente uma posição do ativo e passivo, é realizado após encerramento do balancete, através do qual apura-se o resultado entre receita e despesa, resultando em lucro ou prejuízo e este resultado é transferido para o balanço no grupo passivo, mais especificamente no patrimônio líquido.

Os micro e pequenos empreenderes que decidem pelo Simples Nacional não estão isentos do balanço patrimonial, mas para organizar precisamente as informações que devem constar no balanço patrimonial o balancete pode ser um importante aliado. Tornando a gestão de pequenos negócios mais simples e claras.

Nesse sentido, nós podemos definir o balancete como um documento que antecede o balanço patrimonial.

O que você precisa saber antes de elaborar um balancete?

Existem alguns termos contábeis que são importantes para a compreensão do relatório, bem como para otimizar o dia a dia do seu negócio, entre eles:

Livros contábeis: nestes livros são armazenadas todas as informações referentes a movimentações da sua empresa. O próprio balancete é gerado a partir dos registros do livro contábil. São eles o livro diário e o livro auxiliar razão.

Ativo: o ativo compreende os bens do negócio, tais como: dinheiro em caixa, máquinas e equipamentos, estoques, investimentos etc.

Passivo: o passivo, por sua vez, diz respeito as obrigações da empresa com terceiros, como salários, impostos, taxas, pagamentos a fornecedores e sócios, etc.

Esses são apenas alguns exemplos de termos muito utilizados para construir o balancete. A compreensão de todos eles, é de fundamental importância para entender os resultados de suas finanças e para a construção dos relatórios necessários.

O que você deve ter em mente?


Apesar da não obrigatoriedade do documento, essa é uma importante ferramenta contábil, que registra o movimento das contas de uma empresa e pode contribuir para o crescimento do seu negócio a curto, médio e longo prazo, apontando os saldos positivos e as somas dos saldos devedores.

Além disso, através do balancete é possível fazer planejamentos mais sólidos e bem estruturados, conhecendo a fundo as finanças do seu negócio e evitando possíveis falhas durante o processo.

A sua empresa ainda não faz o balancete? Ou, ainda desconhece os benefícios que são concedidos apenas a empresas regularizadas? Entre em contato com a CLT Contabilidade e esclareça todas as suas dúvidas!

Este artigo é parte de uma série de artigos para novos empreendedores que desejam conhecer um pouco mais sobre como fazer seu negócio prosperar. Para saber mais, acesse nossos outros artigos.