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Como demitir um funcionário?

CLT Contabilidade
Como demitir um funcionário?

Pequenas e médias empresas precisam ter seu orçamento muito bem ajustados e contam com equipes enxutas, o que algumas vezes leva a corte de gastos e surge a questão: como demitir um funcionário?

Falar sobre como demitir um funcionário é difícil. É um momento desagradável para ambas as partes, embora em muitos casos seja inevitável e não há forma indolor. Seja a demissão feita pelo RH da empresa ou pelo próprio gestor é uma tarefa que exige muito profissionalismo e sensibilidade ao conversar com o funcionário para dar a notícia do seu desligamento.

Algumas pessoas pensam que é uma tarefa simples, que é só chamar o funcionário e anunciar a demissão, mas é um momento que requer delicadeza.

Muitas vezes o que leva o funcionário a abrir um processo judicial contra uma empresa é a forma como foi feito o seu desligamento, portanto é importante que a empresa tenha cuidado, e que o gestor tenha empatia pelo empregado, sendo cordial, respeitoso e gentil.

Demitir um funcionário: por onde começar?

Imagine que um funcionário está prejudicando a equipe, não entrega suas tarefas dentro do prazo, não atinge os resultados estipulados pela empresa e causa grandes transtornos no ambiente de trabalho com seus colegas.

Essa situação não prejudica apenas a empresa, pois este tipo de comportamento leva a um efeito dominó e desmotiva a equipe inteira, após uma avaliação do gestor chega-se à conclusão que o funcionário deve ser desligado. E agora, como demitir alguém?

Antes de emitir o aviso prévio do funcionário, seja ele trabalhado ou indenizado é importante verificar se ele tem algum tipo de estabilidade e consultar quais são as normas da convenção coletiva de trabalho nos processos demissionais.

Planeje a reunião de desligamento

Avaliadas as informações técnicas, é importante que seja feito um planejamento antes de efetuar a rescisão do colaborador. Verifique qual será o tipo de rescisão contratual e solicitar ao RH da empresa que prepare a documentação necessária para o desligamento do colaborador. Entre em contato com o departamento pessoal de seu escritório de contabilidade e poderá receber todas as orientações legais necessárias.

Planeje também o que dirá e como justificará a demissão, a fim de ser claro, para evitar que o funcionário desligado se sinta confuso.

Comunicando o funcionário

Após tomar a decisão de demitir um funcionário e preparar a documentação, é importante também se preparar para uma conversa com o colaborador. A comunicação deve ser feita de preferência presencialmente, evite enviar e-mails, mensagens por aplicativos, ligações telefônicas ou qualquer outro meio que não for presencial. Ser breve é imprescindível, para encurtar o desconforto da situação.

O desligamento pode ser feito pelo RH, mas é essencial que o gestor esteja presente, assim evita desconfianças na falta de consenso na demissão.

Comunique a equipe

É importante comunicar a equipe sobre o desligamento do colaborador. Haja com transparência com os demais empregados sem expor o colaborador que foi demitido para evitar boatos negativos dentro da empresa.

É importante ter cuidado para não gerar desconforto com os demais colaboradores a fim de evitar insegurança de que a qualquer momento alguém mais poderá ser demitido.

Disponibilize todas as informações ao funcionário

O processo de desligamento é um momento que sempre gera muitas dúvidas por parte dos colaboradores. Entre as principais perguntas estão: Quais são seus direitos? Vai ser necessário cumprir aviso prévio? Quando e quanto ele irá receber de verbas rescisórias? Terá direito de receber o seguro-desemprego e quantas parcelas? Quanto irá receber de FGTS e como será feito o saque?

Por isso é importante que toda documentação seja feita com antecedência e que um profissional de RH saiba esclarecer todas as dúvidas.

Depois de demitir um funcionário: Feedback

 Apesar do clima tenso, quando um colaborador é demitido ou pede demissão é muito importante que a empresa faça uma entrevista de desligamento, pois esse é o melhor contexto para entender quais os pontos a melhorar e que resultaram em seu desligamento.

É importante abrir espaço para que o colaborador possa fazer críticas e apontar sugestões para melhorias na empresa. Essa estratégia permite que o gestor possa identificar falhas, pois contará com informações de alguém que tem um ponto de vista diferenciado.

Este é o momento de dar retorno ao funcionário sobre o trabalho desempenhado por ele na empresa. Destaque os pontos negativos que levaram a sua demissão e também os pontos positivos. Agradeça pelo tempo que o funcionário dedicou à sua empresa e reconheça os bons momentos da parceria, afinal não só a primeira, mas a última impressão também fica.

Não há como demitir um funcionário com tranquilidade, pois é um momento que gera emoções muito negativas em ambas as partes. Podemos apenas amenizar os efeitos emocionais e para isso precisamos estar bem preparados para este momento.

Pouquíssimos colaboradores trabalham a sua vida inteira em uma única empresa. Eventualmente será necessário demitir pessoas. Se a demissão for feita corretamente, poderá manter uma relação saudável, mesmo que essa relação entre funcionário e empresa já tenha terminado.

Depois de efetuada a demissão, você contratará alguém? Confira nosso artigo sobre tudo que você precisa saber para uma contratação.

A CLT Contabilidade conta com profissionais preparados para dar toda a assessoria sobre os aspectos trabalhistas que sua empresar precisar. Entre em contato e entenda porque somos a equação perfeita para sua empresa!