A missão, a visão e os valores são elementos que compõem a cultura da empresa. Elas delineiam a forma como as relações são construídas internamente, com clientes e investidores.
Formalizar sua missão, visão e valores é uma ferramenta antiga e um recurso simples, mas de extrema importância para a empresa. Apesar de não serem formalmente expressos, eles estão presentes no dia a dia da empresa, baseados nos objetivos e valores de seus fundadores. Este texto tem como missão demonstrar a relevância deles e ajudar a sua empresa a extrair o melhor de suas características únicas.
Esses três termos direcionam não só todas as ações e decisões tomadas no dia a dia dos funcionários, mas também a maneira em que a organização se posiciona no mercado para alcançar seus objetivos e se conectar com seus clientes. São elas que expressam aos stakeholders qual é o propósito da empresa, onde ela anseia chegar e quais são seus princípios. Ao promover sua missão, visão e valores aos empregados, eles estarão em sintonia e engajados com o propósito da organização, o que resulta em um efeito positivo nos resultados gerados. Ou seja, de nada adianta tê-las definidas no papel e não colocá-las a seu favor.
O que são a missão visão e valores de uma empresa?
Missão, visão e valores são um conjunto de condutas fundamentais que orientam uma organização. Estes conceitos constroem a identidade de uma companhia.
Serão eles que determinarão como a empresa irá se apresentar para clientes, fornecedores e colaboradores através de sua comunicação, aparência e comportamento. Em outras palavras, a missão, visão e valores respondem respectivamente às seguintes perguntas sobre a organização: O que ela faz, para qual direção está indo e o que valoriza.
A ideia da missão, visão e valores de uma empresa é a base da cultura e da filosofia corporativa. A cultura está fundada no conjunto de referências e normas de conduta que devem ser seguidas pelos colaboradores. A filosofia corporativa precisa ser construída cuidadosamente, pois ela deve se fundamentar nos gestores e superiores, que devem representar os pilares a serem seguidos pelos colaboradores de todas áreas.
Recomenda-se que sejam estabelecidas em sua fundação, durante o planejamento estratégico, documentadas formalmente e revisadas periodicamente.
O que é a missão de uma empresa?
A missão descreve o que fazemos no dia a dia. O conceito de missão de uma empresa se baseia na razão pela qual ela existe. Através dela sua empresa mostra seu papel perante a sociedade e o mercado. Sem conhecê-la a organização não tem clareza de qual é o produto final de seus esforços.
Definir de maneira concreta os objetivos de curto prazo que pretendemos entregar é essencial para diferenciar os produtos ou serviços que oferecemos, além a maneira que esperamos atingir o público-alvo.
Sua missão deve ser clara e concisa, mas que reflita o cotidiano do seu produto ou serviço. Os fundamentos deste conceito devem despertar inspiração e refletir seus valores. Dessa maneira irá estimular e encorajar o comprometimento de seus associados e colaboradores para oferecer um serviço cada vez maior e melhor ao público-alvo.
O que é a visão de uma empresa?
A visão de uma empresa simboliza as metas que são alcançadas a longo prazo. Dessa maneira, é imprescindível que os gestores mostrem quais são suas intenções e objetivos que a companhia deseja conquistar nos próximos anos. Sem definir sua visão de futuro, a organização não é capaz de determinar uma estratégia de crescimento, pois seus objetivos não estão claros.
É necessário esclarecer tanto a aspiração quanto a inspiração corporativa. A aspiração representa aos desejos que podem ser realizados de forma objetiva e direta, como um aumento da influência da empresa na região. Enquanto a inspiração, relaciona-se com íntimo do seu público-alvo, como a criação de um sentimento de paixão pela marca.
O que são os valores de uma empresa?
A base para os valores de uma companhia são os princípios éticos e crenças que moldam as condutas e ações da organização enquanto seus colaboradores trabalham para alcançar a visão. Seguindo essas concepções, é definido quais são as qualidades e fundamentos bases da empresa que a define como ela é, orientando as ações de qualquer pessoa envolvida na organização, desde superiores até os colaboradores.
O que é o propósito de uma empresa?
Uma tendência recente no meio corporativo é substituir a missão de uma empresa pelo seu propósito ou combiná-las, visto que o potencial de engajamento para o propósito acaba sendo maior do que da missão. O propósito é o que motiva a busca diária de nossas metas.
Por essa característica motivadora, que conversa tanto com seus próprios valores quanto com os valores da sociedade de forma mais ampla, o propósito tem um forte apelo emocional que faz com que os stakeholders se identifiquem tanto com a marca quanto com os produtos.
Missão, visão e valores: por que eles são importantes?
Muitas organizações costumam encarar a missão, visão e valores como uma ferramenta sem importância, e devido à isso não se preocupam em como esse recurso determina a sua função perante a sociedade, seus objetivos e os ideiais que defendem.
Essa falta de consciência impede o crescimento das empresas, uma vez que é não é possível manter seus colaboradores focados e comprometidos sem saber qual a importância daquilo que fazem e como é essencial o trabalho em equipe para alcançar os resultados desejados.
Por essa razão, essas diretrizes precisam ser estabelecidas logo no início, pois elas serão os alicerces que irão dar base para o planejamento estratégico da companhia, contribuindo para uma melhor administração e iluminando o caminho a ser trilhado para o desenvolvimento eficaz da organização.
Exemplos de missão, visão e valores de empresas famosas
Muitas empresas possuem Missão Visão e Valores que servem de inspiração e exemplo para outras que estão começando a desenvolver e pensar a sua. Além disso, ao visualizar essas informações de outras organizações, fica mais fácil de entender o que cada uma delas deve transmitir.
Também é possível combinar o trio e criar uma mensagem que evoque tanto sua missão quanto seus valores e sua visão. O importante é deixar bem claro quem você é, o que valoriza e o que você quer para o futuro.
Um bom exemplo é a missão do Google: Nossa missão é organizar as informações do mundo para que sejam universalmente acessíveis e úteis para todos.
Missão
Grupo Pão de Açúcar: garantir a melhor experiência de compra para todos os nossos clientes, em cada uma de nossas lojas.
Apple: A Apple está comprometida a levar a melhor experiência de computação pessoal a estudantes, educadores, profissionais criativos e consumidores do mundo todo através de seu hardware, software e serviços de internet inovadores.
Disney: Nossa missão é entreter, informar e inspirar pessoas ao redor do globo através do poder sem igual de contar histórias, refletindo marcas icônicas, mentes criativas e tecnologias inovadoras que nos fazem a maior empresa de entretenimento mundial. (tradução livre)
Lupo: ser um time obstinado em prever e atender as necessidades dos clientes e consumidores sempre agregando valores.
Havaianas: Desenvolver e comercializar produtos inovadores, de alto valor percebido, com qualidade e rentabilidade, classe mundial e criação de valor para os acionistas, funcionários, fornecedores e clientes, atuando com responsabilidade social e ambiental.
Vale: transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável.
Visão
Grupo pão de açúcar: Ampliar a participação no mercado brasileiro de varejo e tornar-se a empresa mais admirada por sua rentabilidade, inovação, eficiência, responsabilidade social e contribuição para o desenvolvimento do Brasil.
Cacau Show: Ser a maior e melhor rede de chocolates finos do mundo, oferecendo aos seus clientes e parceiros uma relação duradoura, com foco no crescimento, rentabilidade e responsabilidade socioambiental.
Samsung: Manter a 1ª posição no mundo na mesma linha de negócios.
Lupo: ser marca líder e inspirar paixão em quem produz e em quem usa.
Microsoft: Conceber as coisas globalmente e fazer diferença nas vidas e nas organizações em todos os cantos do planeta.
Vale: ser a empresa de recursos naturais, global e número um em criação de valor a longo prazo com excelência, paixão pelas pessoas e pelo planeta.
Valores
Grupo pão de açúcar: humildade; disciplina; equilíbrio emocional; determinação e garra.
Adidas: apaixonados; autênticos; comprometidos; honestos; inovadores e inspiradores.
Lupo: honestidade; respeito e dedicação.
Vale: vida em primeiro lugar; cuidar do nosso planeta; crescer e evoluir juntos; valorizar quem faz a nossa empresa; agir de forma correta e fazer acontecer.
Como a missão visão e valores podem ajudar as PMES?
Os benefícios de formalizar e divulgar sua missão, visão e valores são muitos, mas como eles refletem no cotidiano das pequenas e médias empresas?
Todas as empresas têm um objetivo final, seja vender um produto ou serviço, e a identidade de sua empresa é a forma como você o cumpre. PMEs muitas vezes enfrentam problemas de desorganização interna, causadas pela dificuldade de reconhecer suas forças e desafios. Mapear sua missão, visão e valores ajudará a gestão da empresa a se organizar internamente, criando uma política de compliance condizente com o que ela representa.
Além da gestão, outro setor beneficiado pelo mapeamento da identidade da empresa é o setor de marketing, que poderá se basear em uma visão clara de quem estão representando, quais são as metas e o que esperar do produto que divulgam. A transparência de tais aspectos cria no consumidor a identificação que ajudará no processo decisório.
É essencial que o departamento de recursos humanos dê ênfase nesses conceitos ao repassá-los para a equipe, para garantir que todos estejam alinhados e integrados. Através do trabalho do RH os colaboradores terão uma visão global do que a empresa representa e como seu trabalho gera valor.
Se você chegou até aqui, pode observar o quão é importante definir a missão, visão e valores de sua empresa desde início. Apesar de parecer uma formalidade, eles são extremamente importantes para o funcionamento do seu negócio.
A CLT Contabilidade oferece excelência em soluções empresariais. Entre em contato conosco e agende um horário para entender porque somos a equação perfeita para sua empresa.